Comunicações das Jornadas Técnicas - "Início de Campanha 2016"

20 abril 2016

 

Decorreram no dia 8 de Abril, na Estação Vitivinícola Amândio Galhano (EVAG) em Arcos de Valdevez as XIV jornadas técnicas de início de campanha promovidas pela Academia do Vinho Verde. As jornadas contaram com a presença de cerca de 80 participantes, que tiveram a oportunidade, durante a parte da manhã, depois da abertura da jornadas, que ficou a cargo do responsável da Academia do Vinho Verde, José Luís Reis, com a apresentação de alguns dados de contexto sobre a Academia e sobre a Região dos Vinhos Verdes, de assistirem às seguintes apresentações:

- João Garrido, responsável da EVAG, sobre o estado atual da vinha EVAG e o comportamento das diversas castas em relação aos anos anteriores.

- Joaquim Guerner da DRAPN, sobre os novos desafios da proteção fitossanitária nos Vinhos Verdes e os Avisos Agrícolas.

- João Pinto da SAPEC Agro sobre o lançamento do Ksar Vitis, o novo fungicida para a vinha da Sapec Agro.

Estas três apresentações foram seguidas de uma debate.

Depois de um curto intervalo, seguiu-se a apresentação de um dos mais conceituados especialistas a nível mundial em Solos e Plantas, o Professor Catedrático João Coutinho, do Laboratório de Solos e Plantas da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)  (Vila Real), que falou sobre nutrição e fertilização da vinha, abordando tópicos sobre fertilização em produção integrada, e a obrigatoriedade da realização de análises foliares e de solo e a fertilização foliar. Seguiu-se um debate muito participado.

Depois do almoço, durante cerca de duas horas, na parte da tarde, efectuaram-se demonstrações de máquinas em campo  promovidas pelo Grupo JOPER / Tomix, nomeadamente sobre aplicação de herbicida na linha e aplicação de pesticidas na vinha, pulverizador baixo volume equipado c/ barra deservagem c/bicos anti deriva circular D.60, pulverizador turbina linear c/bicos de turbulência ATR e TVI (anti deriva), pulverizador Pneumático baixo volume DTV douro com saídas MFC. E ainda tratamento das terras, com grade de Discos GVX vinhateira em X c/discos apagadores e defletores, triturador descentrável TDH para triturar restos de vides /ervas/ramos e cisel vinhateiro CV7H com rolo.

As comunicações efectuadas podem ser descarregadas nas ligações que se encontram em baixo.

a pesquisar