Desfolha
A desfolha consiste em retirar folhas geralmente no nível abaixo dos cachos, com vista a aumentar o arejamento e a exposição ao sol dos mesmos, permitindo melhorar a coloração e a maturação dos bagos, em boas condições sanitárias.
É todavia, das técnicas de intervenção em verde, a que deve ser aplicada com maior precaução, quer quanto à intensidade quer quanto à época de atuação.
Deve efetuar-se essencialmente em sebes densas e incidir sobretudo sobre folhas que não estejam ativas. A sua realização demasiado cedo dentro do período de maturação, e em dias de forte radiação, pode originar problemas de escaldão com reflexos negativos na quantidade e qualidade da produção. Embora realizada normalmente à mão pode ser feita mecanicamente.
A desfolha, deverá efetuar-se já com um teor elevado de açúcares no cacho de modo a evitar possíveis escaldões, proporcionando ainda, quando realizada nesta fase, melhor controlo da podridão e aumento do rendimento do trabalho da vindima por facilitar o acesso aos cachos.
- Saiba mais...
- Desfolha precoce e relações rendimento/qualidade na casta Loureiro. Mestrado Engenharia Agronómica. Faculdade de Ciências do Porto. 2014.