Monda de Cachos

Para castas muito produtivas e em anos de grande produção, a monda de cachos pode ser um método de regularizar a produção e melhorar a qualidade. Pode realizar-se sobre parte ou na totalidade do cacho, devendo eliminar-se neste caso os cachos inseridos em 2º ou 3º nível. A intensidade deve ser de pelo menos 30%, para que se verifique a redução do excesso de produção e os ganhos no peso médio do cacho e no teor em açúcares bem como a diminuição da acidez total.

A época de actuação deve ser entre o vingamento e o pintor, isto é, antes da acumulação dos açúcares no bago. Praticada após o pintor, reduz a produção mas não melhora a qualidade. Normalmente é feita manualmente com a tesoura de poda, o que torna a operação cara para grandes áreas de vinha; outro processo é a via química uma semana após o vingamento, sendo todavia mais difícil de controlar a taxa de redução pretendida.

    videira mondada

A monda de cachos é ainda aconselhável no primeiro ano de enxertia, ou no ano de plantação de enxertos-prontos, como forma de melhorar o vigor das plantas.

 

 

a pesquisar