Controlo Misto

- Controlo nas entre-linhas

O uso alternado das técnicas de mobilização/enrelvamento nas entre-linhas, vem sendo cada vez mais usado; linha sim linha não, as entre-linhas são mobilizadas e enrelvadas alternadamente em cada ano ('efeito zebra'). Deste modo, combinam-se as vantagens da mobilização (facilita a incorporação de adubos e estrumes; aumenta a fertilidade do solo ao incorporar a vegetação; facilita a oxigenação do solo; evita a concorrência com as disponibilidades hídricas e nutricionais da videira e destrói focos de propagação de doenças, como o míldio) com as vantagens do enrelvamento (melhora a estrutura do solo; facilita o trânsito das máquinas; quando inclui leguminosas é fonte de azoto pela fixação do azoto atmosférico e de fósforo pela decomposição das raízes adventícias; é hospedeiro de auxiliares limitantes de pragas como as cochonilhas, a cigarrinha verde e a piral). As vantagens e desvantagens destas técnicas, faz com que se deva combinar racionalmente o uso de ambas.

linha sim linha não

 

- Controlo nas linhas

Durante o ciclo vegetativo da vinha, é muito importante que a linha esteja limpa de ervas, pelo que o mais vulgar é controlá-las por mobilização (intercepas) ou com herbicida. Para áreas mais pequenas, é frequente o controlo das infestantes na linha com a roçadoira, mas exige uma grande a atenção por parte do operador.

Mais recentemente, e mais dirigido para vinhas jovens, surge com algum sucesso o controlo das infestantes na linha, recorrendo à aplicação de plástico biodegradável, nos dois primeiros anos.

aplicação plástico linha

 

- Controlo nas entrelinhas vs linhas

Perante as opções anteriores, e tendo sempre em conta o regime pluviométrico desta região - Primaveras chuvosas e Verões quentes - o mais aconselhável será a modalidade combinada de manter um enrelvamento controlado nas entrelinhas (natural ou semeado) e a aplicação de herbicida na linha.

Por outro lado, se o solo for pobre, que induza pouco vigor à videira, com pouco risco de erosão e com impossibilidade de rega, será aconselhável proceder a uma mobilização na Primavera-Verão (evitar concorrência com a vinha) e manter um enrelvamento natural durante o Outono-Inverno, com aplicação de herbicida na linha.

Se o solo é rico, a vinha está vigorosa, há riscos de erosão mas há também capacidade de rega, então a melhor opção passa por um enrelvamento permanente, com aplicação de herbicida na linha.

controlo misto

 

a pesquisar