Cuidados à Plantação
Seja qual for o método de plantação adoptado, há certos cuidados a ter aquando a plantação:
- As raízes bem posicionadas, nunca devem ficar em contacto directo com os adubos, e devem ficar bem aconchegadas à terra por calcamento e rega imediata.
- Os bacelos (ou enxertos-prontos) devem ficar com a zona a enxertar (ou já enxertada) acima do nível do solo, para evitar afrancamentos do garfo. Como normalmente é feita uma caldeira em cada videira para rega e/ou adubação de cobertura, há que ter em conta o correcto nível do solo.
- É indispensável uma tutoragem das plantas, pois permitem a verticalidade da zona da enxertia (a realizar ou já existente) e também protege as plantas de eventuais acidentes (com máquinas, com um tubo de rega, por calcamento, etc).
- Modernamente existem uns tubos que protegem as plantas do ataque de coelhos, servem de tutor, diminuem os riscos de ataque de doenças criptogâmicas e favorecem o crescimento das plantas. O único inconveniente é que são ainda demasiado caros, muito embora possam ser reutilizados em mais de um ano.
- A plantação de enxertos-prontos implica realizar tratamentos fitossanitários (anti-míldio e oídio) logo nesse ano, pois está-se perante plantas sensíveis àquelas doenças.
- Após a rebentação, segue-se um período de crescimento intenso, tornando-se necessário um complemento azotado fraccionado ao longo do ciclo. São recomendadas 2 a 3 adubações de cobertura, à base de Nitrato de Cálcio a 15,5%, ou Nitromagnésio a 20,5%, em doses individuais de cerca de 75g/videira, localizadas na caldeira e seguidas de uma rega.
- Saiba mais...
- Recomendações para a plantação de vinha. JORNADAS REGIONAIS. 2014.